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segunda-feira, 8 de julho de 2013

A história como ofício

Foi publicado no mês passado pela editora FGV A História como ofício: a constituição de um campo disciplinar, novo livro de Marieta de Moraes Ferreira, no qual nos apresenta uma história dos cursos de Geografia e História do estado do Rio de Janeiro, entre os anos de 1930 e 1960, tendo por base os cursos da Universidade do Distrito Federal (extinta no início de 1939) e da Universidade do Brasil (atual UFRJ). O livro está dividido em três partes. Na primeira a autora analisa a estrutura organizacional dos cursos e suas mudanças curriculares, apontando as aproximações e as diferenças entre o projeto da UDF e da FNFi da UB. Na segunda parte aborda a importância das missões francesas para os cursos do Rio de Janeiro e estuda as trajetórias de Henri Hauser, Delgado de Carvalho e Luiz Camillo. E na terceira a autora nos brinda com 14 entrevistas que foi fazendo ao longo da pesquisa, onde comparecem: Vicente Tapajós, Borges Hermida, Erenildo Viana, Maria Yedda Linhares, Eulália Lobo, Cybelle de Ipanema, Francisco Falcon, Miridan Britto Falci, Clóvis Dottori, Neyde Theml, Pedro Celso Uchoa Cavalcanti, Ilmar Rohloff de Mattos, Arno Wehling e Nara Saletto. De mais a mais, a pesquisa ganha ao ser lida junto com o livro Os caminhos (da escrita) da história e os descaminhos de seu ensino, publicado pela Editora Appris em 2012, por tratar-se de uma análise do curso de Geografia e História da FFCL/USP entre os anos 1930 e 1960. Em ambos os casos, apresenta-se um pouco da história de nossos cursos universitários de Geografia e História no momento em que a História estava se constituindo como ofício, isto é, como um campo disciplinar autônomo em nosso país, o que nos permite verificar como foram formadas as primeiras gerações de licenciados e de bacharéis, e como passou a ser o trabalho dos historiadores profissionais no Brasil. Referências: FERREIRA, M. M. A História como ofício: a constituição de um campo disciplinar. RJ: FGV, 2013. ROIZ, D. S. Os caminhos (da escrita) da história e os descaminhos de seu ensino. Curitiba/PR: Appris, 2012.

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